Tuesday, March 6, 2007

UNICEF - O que é

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objectivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudara dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
A UNICEF, inicialmente conhecida como Fundo Internacional de Emergênciadas Nações Unidas para as Crianças, foi criada em Dezembro de 1946 paraajudar as crianças da Europa vítimas da II Guerra Mundial. No início dadécada de 50 o seu mandato foi alargado para responder às necessidadesdas crianças e das mães nos países em desenvolvimento. Em 1953, torna-seuma agência permanente das Nações Unidas, e passa a ocupar-se especialmente das crianças dos países mais pobres da África, Ásia, AméricaLatina e Médio Oriente. Passa então a designar-se Fundo das Nações Unidaspara a Infância, mas mantém a sigla que a tornara conhecida em todo omundo – UNICEF.
A UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de condutainternacionais para as crianças.
É a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos sectores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Actualmente, trabalha em 158 países de todo o mundo.

No comments: